IV Fórum Cearense de Artesanato trará debate sobre tradição e contemporaneidade

Transmitido pelo Youtube da Fenacce, o evento encerra o Circuito Fenacce, ciclo de palestras que ...
Transmitido pelo Youtube da Fenacce, o evento encerra o Circuito Fenacce, que antecede a Feira Nacional de Artesanato e Cultura de 2022(foto: Vivulgação/Fenacce)

A Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce) promove, nos próximos dias 24 e 25 de agosto, o IV Fórum Cearense de Artesanato. Gratuito e online, o evento tem como tema central “Design e Artesanato: Contemporaneidade e Tradição”.

O objetivo da ação é ampliar o debate sobre as potencialidades do setor de artesanato e suas vertentes, relacionando o fazer artesanal e suas características com as técnicas do design.

De acordo com a Fenacce, o ciclo de palestras encerra a programação do Circuito Fenacce de 2022, que ocorre com o apoio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).

O evento será transmitido no Youtube da Feira, a partir das 14 horas nos dois dias. As inscrições podem ser feitas pelo site da exposição (acesse clicando aqui).

“O estreitamento de parcerias, assim como a realização de eventos como a Fenacce, contribuem para o fortalecimento do artesão, abrindo novos horizontes para a disseminação dos talentos e dos negócios do artesanato, a exemplo do ‘Alagoas Feito à Mão’, do ‘Render-CE’ e de tantos outros projetos que existem pelo país”, pontua em nota a organizadora da Fenacce e presidente do Sindieventos, Stella Pavan.

Conforme a Fenacce, serão realizados seis painéis com a participação de profissionais envolvidos em diferentes etapas da cadeia produtiva, seja na gestão, produção, criação, pesquisa ou desenvolvimento de projetos.

Entre eles, o desenhista industrial José Francisco Argotty Benavides. O designer colombiano trabalha com a diversidade das matérias-primas e os saberes que habitam na cultura material do seu país. A fala do artesão integra a abertura do evento, dia 24 de agosto, às 14 horas.

“É fundamental discutir o artesanato, suas riquezas, competitividade e as estratégias, como a união de designers e artesãos para que esses saberes tradicionais e históricos se mantenham atuais e inovadores e continuem sendo transmitidos de geração em geração”, afirma em nota a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Onélia Santana.

Serviço

IV Fórum Cearense de Artesanato – 24 e 25 de agosto – a partir de 14 horas

Formato online -Transmissão: Youtube Fenacce

Inscrições: www.fenacce.com.br 

O POVO online – 22:48 | Ago. 22, 2022 Autor Danrley Pascoal Tipo Notícia

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.