Mestrado em Artes da UFC debate sobre ações afirmativas

O Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (PPGARTES/UFC) está com seleção aberta para ingresso no curso de mestrado até a próxima quarta-feira, 6. Neste ano, o edital inclui Ações Afirmativas — são ofertadas 12 vagas para ampla concorrência, uma vaga para pessoas autodeclaradas negras, pretas ou pardas; uma vaga para pessoas autodeclaradas indígenas e uma vaga para pessoas com deficiência. Primeira pós-graduação stricto sensu do Instituto de Cultura e Arte (ICA) a adotar essas políticas, o PPGARTES amplia o urgente debate sobre a universidade e a multiplicidade social.
Apenas 0,8% dos brasileiros de 25 a 64 anos concluíram curso de mestrado, de acordo com relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2019. O acesso e a permanência no ensino superior no País são afetados pelas profundas desigualdades socioeconômicas e raciais — na pós-graduação, essas fraturas se evidenciam ainda mais. “Essa desigualdade no ensino superior é histórica, reflexo de um processo de desigualdades que a gente vive em todas as dimensões. A UFC foi uma universidade de ponta nesse debate do sistema de cotas para o ensino superior como parte das Ações Afirmativas que estavam sendo propostas pelo MEC no início dos anos 2000. Na graduação, já há um sistema de cotas implantado, mas as políticas de Ações Afirmativas na pós-graduação não estavam sendo debatidas ainda como mereciam“, pontua Deisimer Gorczevski, professora, pesquisadora e coordenadora do PPGARTES/UFC.
Em maio de 2016, o Ministério da Educação publicou a portaria normativa nº 13, a qual determinou o prazo de 90 dias para instituições federais de ensino superior apresentarem “propostas sobre inclusão de negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência em seus programas de pós-graduação (mestrado, mestrado profissional e doutorado) como Políticas de Ações Afirmativas”. A portaria instituiu ainda a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como responsável pela elaboração periódica do censo discente da pós brasileira. Na UFC, entretanto, os programas têm efetivado essa política de maneira autônoma.
PPGARTES/UFC lança edital de seleção com Ações Afirmativas – turma 2021.1
Inscrições: ppgartes.ufc.br
O POVO online – Por BRUNA FORTE14:53 | 02/01/2021
Nenhum comentário: