Morre o Padre João Batista Frota aos 88 anos em Fortaleza

10.11.25

                                  Monsenhor João Batista Soares Frota, missionário da solidariedade
 

Monsenhor João Batista Soares Frota, Padre João, missionário da solidariedade, faleceu, no dia 7 de novembro de 2025, aos 88 anos, em Fortaleza, onde residia há três anos junto à família. No sábado (8), o corpo do Padre João foi velado em Sobral, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, onde foi celebrada a Missa de Exéquias, presidida pelo bispo diocesano, Dom Vasconcelos, e concelebrada pelo clero. Em seguida, o cortejo seguiu para Massapê, passando em frente à Igreja Matriz de São José, no bairro do Sumaré, onde uma grande multidão aguardava para prestar sua última homenagem.

Em Massapê, a população, comovida pela dor da saudade, esperava em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a chegada do corpo do Padre João Frota. O velório prosseguiu durante toda a noite e, na manhã de domingo (9), Dom Vasconcelos presidiu a Santa Missa, seguida do sepultamento na própria igreja matriz.
Padre João era profundo conhecedor da alma humana e dos problemas sociais. Sua vida foi um testemunho de humildade, fé e trabalho. O seu trabalho de irmão consagrado ao serviço dos demais, especialmente dos pobres e dos pequenos, contribuiu para a formação de uma comunidade de luta, com melhores condições de vida e fraternidade. Em 2011, ele recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, na categoria “Enfrentamento à Pobreza”, concedido pela Presidência da República.


.O desejo de servir, a disponibilidade de querer colocar-se como irmão ao lado do povo, para guiá-lo em busca de valores eternos e imutáveis, o espírito de ajuda permanente, são princípios e ideais que marcaram a vida do monsenhor João Batista Frota, chamado por Deus para o sacerdócio, ordenado em Roma, em 26 de março de 1966. Sua formação foi aprofundada no Seminário São José em Sobral, no Seminário Maior de Fortaleza e na Universidade Gregoriana de Roma. No curso de Ciências Sociais, em Paris, na França, sistematizou o conhecimento sobre o homem. Nos Kibutz de Israel trabalhou na agricultura, procurando encontrar uma nova maneira de ser padre.



Sua atividade pastoral nas paróquias de Santana do Acaraú, Massapê e em Sobral, na zona Norte do Ceará, foi marcada por ações que retratam um líder comprometido em construir entre os homens o projeto do Reino de Deus, fazendo da promoção humana a sua evangelização.



Em Massapê, no período de 1971 a 1989, Padre João construiu casas populares em mutirão, criou cooperativa de artesãos de palha e toda uma rede de solidariedade. Também teve atuação na sala de aula, transmitindo conhecimentos e virtudes, responsável maior pela formação de toda uma geração.



Em Sobral, teve continuidade o seu trabalho na construção da felicidade, da paz e justiça social. Um exemplo é o Projeto Cabra Nossa de Cada Dia, possibilitando o leite de cabra para crianças carentes em várias comunidades rurais. O projeto já teve reconhecimento nacional e serve de modelo de convivência com o semiárido nordestino. 


Livros


O monsenhor João Batista Frota, Padre João, é autor de quatro livros: Marcos de Esperança (1995), Construindo o Amanhã (1997), Procurando as Pegadas de Jesus (2009), com três edições; e Recados (2018), com uma coletânea de mensagens de paz.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.