Morre o Padre João Batista Frota aos 88 anos em Fortaleza
Monsenhor João Batista Soares Frota, Padre João, missionário da solidariedade, faleceu, no dia 7 de novembro de 2025, aos 88 anos, em Fortaleza, onde residia há três anos junto à família. No sábado (8), o corpo do Padre João foi velado em Sobral, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, onde foi celebrada a Missa de Exéquias, presidida pelo bispo diocesano, Dom Vasconcelos, e concelebrada pelo clero. Em seguida, o cortejo seguiu para Massapê, passando em frente à Igreja Matriz de São José, no bairro do Sumaré, onde uma grande multidão aguardava para prestar sua última homenagem.
Sua atividade pastoral nas paróquias de Santana do Acaraú, Massapê e em Sobral, na zona Norte do Ceará, foi marcada por ações que retratam um líder comprometido em construir entre os homens o projeto do Reino de Deus, fazendo da promoção humana a sua evangelização.
Em Massapê, no período de 1971 a 1989, Padre João construiu casas populares em mutirão, criou cooperativa de artesãos de palha e toda uma rede de solidariedade. Também teve atuação na sala de aula, transmitindo conhecimentos e virtudes, responsável maior pela formação de toda uma geração.
Em Sobral, teve continuidade o seu trabalho na construção da felicidade, da paz e justiça social. Um exemplo é o Projeto Cabra Nossa de Cada Dia, possibilitando o leite de cabra para crianças carentes em várias comunidades rurais. O projeto já teve reconhecimento nacional e serve de modelo de convivência com o semiárido nordestino.
Livros
O monsenhor João Batista Frota, Padre João, é autor de quatro livros: Marcos de Esperança (1995), Construindo o Amanhã (1997), Procurando as Pegadas de Jesus (2009), com três edições; e Recados (2018), com uma coletânea de mensagens de paz.
Nenhum comentário: