Festival de teatro exibe 19 espetáculos cearenses

'O Fantástico Circo Teatro do Artista da Fome', do Cangaias Coletivo Teatral, estará no FAC Cena Ceará(foto: Tim Oliveira)
‘O Fantástico Circo Teatro do Artista da Fome’, do Cangaias Coletivo Teatral .Foto:Tim Oliveira

O Festival das Artes Cênicas Cena Ceará realiza uma mostra de conteúdos de teatro entre quarta-feira, 27, e domingo, 31. O evento, que reúne vários trabalhos realizados durante a pandemia do coronavírus, ocorrerá em formato on-line e gratuito.

No total, 19 projetos foram escolhidos, com divisão entre cenas curtas e espetáculos teatrais. A curadoria foi realizada por Ana Caroline, arista circense; Rita Aquina, educadora em dança; e Dane de Jade, atriz, pesquisadora e arte-educadora.

As três ponderaram sobre aspectos estéticos e temáticas que dialogam com a representatividade e a descentralização das narrativas. Neste contexto, o evento será aberto com a exibição de “Das que ousaram desobedecer”, da Cia Brava.

Dirigida por Herê Aquino, a peça foca nas memórias de mulheres cearenses que lutaram contra a ditadura militar entre as décadas de 1960 e 1970. As narrativas trazem nomes como Rosa da Fonseca, Nadja Oliveira, Ruth Cavalcante, Helena Serra Azul, Rita Sipahi, Beliza Guedes e Jana Barroso.

Haverá também a transmissão de “O Fantástico Circo Teatro do Artista da Fome”, produzido pelo Cangaias Coletivo Teatral e inspirado na obra “O Artista da Fome”, de Franz Kafka.

A obra mostra o show de um famoso artista que é jejuador profissional. Ele é capaz de passar 40 dias sem comer. Entre relatos sobre seu trabalho e sua sobrevivência, revela o espaço do artista na sociedade atual.

Já a Companhia Crisálida de Teatro apresenta “Ariadne – Cartografias de um Labirinto”, em que adapta o mito do fio Ariadne, que seria uma maneira de encontrar as soluções para os problemas difíceis.

Na narrativa, a personagem precisa encontrar a força interior para enfrentar seus conflitos pessoais e suas tragédias família, além de encarar um mundo em ruínas.

Outros trabalhos que serão apresentados são: “O Arrebatamento”, de As 10 Graças de Palhaçaria; “Guerra de Cupcake”, do K’Os Coletivo; e “Delirantes e Malsãs”, do No barraco da constância tem!.

Os conteúdos serão exibidos nos canais do Youtube do Porto Dragão, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e do Festival das Artes Cênicas. Após cada transmissão, os grupos conversarão com Monique Cardoso, a diretora do FAC, em evento virtual.

FAC Cena Ceará 2021

Quando: de quarta-feira, 27, a domingo, 31
Onde: nos canais do Youtube do Festival das Artes Cênicas, do Porto Dragão e do Centro Dragão do Mar
Mais informações: no perfil do Instagram @festivaldasartescenicas

O POVO online – 14:00 | Out. 24, 2021 Autor Clara Menezes Tipo Notícia

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.