Festival terá mais de 50 documentários musicais inéditos
O POVO online – Por MARTONIO CARVALHO 16:59 | 14/06/20210FacebookTwitter

Com a exibição de mais de 50 filmes inéditos, a 13ª edição do Festival Internacional In-Edit Brasil, estreia nesta quarta-feira, 16, às 20 horas. A programação será totalmente online e terá uma série de produções nacionais e internacionais sobre o setor musical, com exibição de filmes, debates e shows. A mostra se estende até o dia 27 de junho, com transmissão no site do evento e nas plataformas do Sesc Digital e do Spcine Play.
Apesar da crise no setor audiovisual, o festival celebra mais um ano com diversidade de documentários nacionais. Divididos em três categorias – Competição Nacional, Mostra Brasil e Curtas Brasileiros – o Panorama Brasileiro apresenta longas como “Secos & Molhados”, de Otávio Juliano e “Jair Rodrigues – Deixem que Digam”, de Rubens Rewald, além de outras atrações, como shows dos cantores Zeca Baleiro, Marcelo D2, Mano Brown e Karol Conká.
No Panorama Mundial, a programação terá a apresentação de 22 títulos inéditos sobre artistas contemporâneos e que marcaram a música internacional das últimas décadas, como Shane MacGowan (The Pogues), Phil Lynott (Thin Lizzy), Poly Styrene (X-Ray Spex) e a banda pop The Go-Go’s, primeira banda formada só por mulheres a chegar ao 1º lugar nas paradas de álbuns mais vendidos da lista da Billboard.
Além das produções voltada para artistas, a programação internacional terá a exibição de diversos documentários, como “The Rise of the Synths”, sobre uma corrente eletrônica underground inspirada em trilhas sonoras do cinema americano e o imaginário dos anos 1980, e “Rockfield: a fazenda do rock”, por onde passaram nomes como Ozzy Osbourne e as bandas Oasis e Queen.
Considerado um dos maiores nomes do documentário mundial e um dos pioneiros do “Cinema Direto”, o diretor norte americano D.A. Pennebaker (1925-2019) será o homenageado desta edição. O festival exibirá “Dont Look Back” (1967), sobre a turnê inglesa de Bob Dylan, e “Monterey Pop” (1968), além de curtas metragens pouco conhecidos do cineasta.
“A escolha de homenagear o Pennebaker passa pela sua importância para o setor audiovisual. Ele é responsável por dois clássicos dos documentários musicais, um sobre o Bob Dylan, que completou 80 anos em 2021, e outro sobre o Monterey Pop, evento que inaugurou a era dos grandes festivais de rock e influenciou, inclusive, o Woodstock. De certa forma, ele nos ajuda a entender o mundo de hoje”, observa Marcelo Aliche, diretor artístico e curador do In-Edit.
Além da exibição das produções de Pennebaker, o festival terá a participação da diretora Chris Hegedus, sua viúva e parceira artística, para um bate-papo virtual sobre a carreira e obra do cineasta.
A participação de Hegedus será na Programação Paralela, que também promoverá debates gratuitos com o diretor canadense Sam Dunn e com todos os diretores dos longas participantes da Competição Nacional e da Mostra Brasil, além de convidados especiais, como o cantor e compositor Nasi, vocalista da banda “Ira!” e protagonista do documentário “Você Não Sabe Quem Eu Sou”, que será lançado nacionalmente durante o festival.
Para finalizar a programação, o cineasta Marcelo Machado, diretor de “Tropicália”, “Com a Palavra, Arnaldo Antunes” e “O Piano que Conversa”, ministra aula sobre as diferentes vertentes do documentário musical, exploradas a partir de sua própria obra. A programação completa do festival pode ser conferida no site do evento.
Esta é a segunda vez que o evento é realizado de maneira online. A edição do ano passado também foi realizada neste formato devido à pandemia de covid-19. Apesar das mudanças provocadas pelo cenário atual, Aliche ressalta que houve uma boa aceitação do público ao formato virtual.
De acordo com o diretor, quando as restrições causadas pela pandemia acabarem, o festival deve adotar um modelo híbrido, com a programação sendo dividida entre as salas de cinema e as plataformas digitais.
In-Edit Brasil – 13º Festival Internacional do Documentário Musical
Quando: De 16 a 27 de junho
Onde: No site oficial do evento e nas plataformas do Sesc Digital e Spcine Play
O POVO online – Por MARTONIO CARVALHO 16:59 | 14/06/20210FacebookTwitter
Nenhum comentário: