Festival União da Ibiapaba chega à 13ª edição e reúne dança, música e teatro

Entre os dias 4 e 6 de dezembro, acontece o 13º Festival União da Ibiapaba – FUI. Com o objetivo de divulgar e valorizar a cultura da região, a iniciativa reúne diversas atividades culturais como shows, oficinas e cursos de formação. Neste ano, por conta da pandemia, o evento será realizado em formato virtual.
Além das apresentações e formações, o FUI apresenta o Festival de Música Autoral. 12 artistas da região ibiapabana foram selecionados e apresentarão suas composições inéditas.
Entre os espetáculos de dança, estão o grupo de dança popular Doce Magia (Croatá) e a coreógrafa Bruna Sánchez, de Tianguá. Para os shows musicais, a organização convocou nomes reconhecidos em diferentes gêneros sonoros.
Sobem ao palco Tribo de Jah (MA), Camila Marieta (Fortaleza), Os Bardos (Ibiapaba), MH Rapper (Tianguá), IgoNegão (Ipu) e Régis Soares.
“Visamos valorizar o corredor cultural que existe numa das mais ricas regiões culturais do nordeste brasileiro: a região da Ibiapaba no Ceará. Nos 12 municípios que a compõe, nossa ideia é despertar os coletivos criativos e promover aprendizagem e desenvolvimento sociocultural, afirma Rogério Soares, um dos idealizadores do Festival.
Formações
As formações artísticas são voltadas para o teatro, a dança e a música, são elas: construção de instrumentos musicais de sopro e de percussão; oficinas de dança (ballet clássico, jazz contemporâneo, samba de gafieira e danças urbanas); oficinão da Escola de Teatro da Ibiapaba.
Toda a programação pode ser assista pelo canal do Festival União da Ibiapaba no YouTube (@fuifearte).
Diário do Nordeste/Escrito por Redação, 17:29 / 01 de Dezembro de 2020
Nenhum comentário: