32º Cine Ceará exibe documentário sobre Eusélio Oliveira

Eusélio Oliveira deixou sua marca no audiovisual cearense. Professor universitário e cineasta, fundou um espaço de discussão sobre o cinema na Universidade Federal do Ceará (UFC). Aquele lugar, que começou em uma pequena sala localizada no Restaurante Universitário, se desenvolveu até se tornar a Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento cultural mantido pela UFC que oferece cursos nas áreas de cinema, fotografia e animação.
Agora, a história do profissional será contada no documentário “Saravá, meu avô”, que ganha exibição especial no dia 13 de outubro, no Cineteatro São Luiz. Data marcará o encerramento do 32º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema.
O longa-metragem, dirigido por Gabriela Oliveira e Xuxu, mostra fotos e documentos do cineasta que também foi articulador cultural e militante político. Além disso, haverá relatos de familiares, amigos e outras pessoas que conviveram com ele durante sua vida.
“Saravá, meu avô” foi idealizado como o Trabalho de Conclusão de Curso da diretora durante o curso de graduação em Cinema e Audiovisual na Universidade de Fortaleza (Unifor).
“O filme nasceu dessa necessidade de aprofundar o conhecimento sobre uma pessoa que sempre foi presente na minha vida, mesmo não estando aqui fisicamente”, explicou em texto divulgado para a imprensa.
Exibição de “Saravá, meu avô”
Quando: no dia 13 de outubro
Onde: no Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza)
O POVO online – Vida & Arte – 17:52 | Set. 27, 2022 Autor Clara Menezes Tipo Notícia
Nenhum comentário: