Exposição 'Aquavelas' abre 11º Encontro Povos do Mar

Uma exposição de arte em velas de jangadas abriu, neste domingo (12), a programação do 11º Encontro Povos do Mar, organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) Ceará. A mostra foi aberta pela manhã, na enseada do Porto do Mucuripe. O ‘Povos do Mar’ ocorre até a próxima quinta-feira (16) e tem programação híbrida, ou seja, presencial e remota.
Chamada de ‘Aquavelas’, a exposição deste domingo reuniu trabalhos de 11 artistas plásticos e levou cor e arte ao litoral fortalezense. Inicialmente, as velas coloridas das jangadas ficaram expostas para o público na areia e, depois, passearam pela orla de Fortaleza, rumo ao Rio Ceará.
Para o consultor do Sesc Ceará, Paulo Leitão, as velas pintadas são “verdadeiras obras de arte flutuantes” que “vêm para celebrar toda a cultura dos povos do mar, além de simbolizar a importância da preservação do nosso litoral e de pensar ideias e soluções que dialoguem com o desenvolvimento sustentável”.
Artistas convidados
Foram convidados para a mostra, que destaca a importância da defesa dos oceanos e da vida marinha, artistas renomados como Mano Alencar, Edmar Gonçalves, Zé Tarcísio, Totonho Laprovitera, Almeida Luz, Andrea Dall’Olio, Vando Farias, Julio Silveira, Hélio Rola, Ana Débora e Luiz Freire.
‘Povos do Mar’
O encontro é uma celebração às danças, artesanias e costumes ancestrais dos povos que habitam o litoral cearense. Geralmente, reúne rendeiras, mestres da cultura, pescadores, artesãos e marisqueiras que vivem nas mais de 200 comunidades litorâneas do Ceará.
A ideia do evento é, segundo o Sesc Ceará, compartilhar e valorizar vivências, práticas, sabores e saberes tradicionais.
Serviço
11º Encontro Povos do Mar
Período: até 16 de dezembro
Programação e mais informações: clique aqui
Diário do Nordeste – Escrito por Redação, 11:44 / 12 de Dezembro de 2021.
Nenhum comentário: